Destaques

29 de maio de 2013

Tendências Alternativas - Moda Feminina: Veludo

Uma tendência que também está no inverno nacional: o veludo! O veludo na verdade nunca sumiu da moda alternativa, sempre esteve lá em uma peça ou outra, especialmente na moda gótica. Mas agora eles tem aparecido mais e mais em modelos e lojas variadas. Selecionei algumas peças:

Separei peças de uma mesma coleção: adorei os recortes do corset em veludo e brocado e a saia combinandinho com acréscimo de tule atrás. O segundo top tem um design super diferente, fecha com botões mas tem amarração, os recortes intercalando veludo e brocado e mangas de renda. A saia longa, dos mesmos tecidos.



Ainda da coleção acima dois corsets de estilo: um underbust e um over com detalhe no busto e na barra. Na terceira foto um corselet underbust de fechamento com botões.


Aqui, um blazer lindão com mangas bufantes e cintura de tecido sintético e dois tops com recortes de corselet bem básicos e usáveis no dia a dia!

Tendências Alternativas - Moda Feminina: Inverno!

Ok que é primavera no hemisfério norte e por isso estou postando sobre as tendências que andam rolando por lá. Mas reservei este espaço, assim como fiz pros meninos, pra falar sobre o que foi vendido no inverno deles e quem sabe, nos inspire pro nosso. =)
Separei  peças de tricô e moleton (que também estiveram presentes na moda masculina).

Os tricôs da primeira fileira são curtinhos e estampados atrás. Na frente eles fecham como cardigans, com botões. E ambos tem spikes nos ombros.
Na fileira de baixo, um tricô de caveironas (lindão) e tricôs com toque meio punk e grunge, com rasgos deliberados.


Adorei este primeiro vestido com o tule (lembram da tendência das transparências?) e os morceginhos. Vale usar como vestido mesmo ou por cima de calça, como fez a moça ao lado. O moleton dela é como um vestidinho.


Sobretudos: ambos curtos e formando uma sainha com pregas abaixo da cintura.  




28 de maio de 2013

Tendências Alternativas: Studs (tachas, spikes, rebites)

Studs, rebites, tachas, ilhoses... na verdade nem são tendências da moda alternativa. São clássicos que não saem de moda nunca. E esse post é só uma desculpa pra eu postar sobre eles rs!
Algumas peças já estão tão rodadas na internet (ou no facebook) que nem é novidade falar sobre elas - como os sutiãs com spike abaixo. MAS como toda loja alternativa gringa tem um pra vender, é justo citá-los. E separei também outras peças que achei bem legais.


Jaqueta adornada com tachas não pode faltar em show de rock. Achei o top em tecido brilhos cinza bem legal, foge um pouco do preto e dá um pouco de glam. Já a gola de spikes: super customizável, quem é bom na costura consegue fazer uma. O shortinho: curti a idéia de adornar as bordas com rebite e os tênis também dão um "up" num look mais despojado.


Aqui os spikes estão nos detalhes, e super discretos. No corset da primeira foto, apenas nas abas laterais. Nos ombros do vestido e no corselet  da segunda foto - pequenos e escuros.



Tendências Alternativas - Moda Feminina: Transparências

As transparências estão em voga há algum tempo mas agora as peças estão ainda mais criativas. Elas são ótimas pra aqueles dias super quentes de verão mas claro, tem que saber usar, cada corpo fica melhor com um tipo de peça. e não é toda garota que tem a ousadia pra usá-las.

Ah, e transparência com renda também vale!  Assim como as super tradicionais blusas de tela.

Abaixo: camisa, jaqueta, top e sobressaia.


Que tal essa blusa-casaco com essa super cruz nas costas? Diferente né? Blusa de tela com toque punk, camisa (que vai pro trabalho com uma regata básica por baixo.
Os vestidos curtos com sobressaia transparente longa dão um ar super chique e os vestidinhos mais curtos também tem espaço. Aquele super transparente ali (terceiro da segunda fileira, pode ser usado com um cropped top ou uma regata básica em cima e em baixo, short preto ou outra saia mais curtinha  e justa.


Mais alguns modelos de blusas, um body super punk com mãozinhas de esqueleto; uma blusa de tela com sutiã de studs e finalizando com mais vestidinhos, dois deles ao estilo mullet.


 

Tendências Alternativas - Moda Feminina: Xadrez

Sei que muitos não gostam de ver a palavra "tendência" associada à moda alternativa. Mas não tem como fugir dos fatos. Como leram no post sobre a modernização das lojas alternativas estrangeiras, é isso mesmo que aconteceu: várias lojas vendendo roupas parecidas ou com o mesmo estilo, as peças surgem, ficam em voga por uma temporada ou duas ou até mesmo anos... e qual o nome disto? Não tem como fugir, técnicamente, o nome é "tendência". Então, uma moda alternativa sem tendências é praticamente passado... ficou lá nos anos 90 na época do faça você mesmo, quando o consumismo ao mesmo modo que a cultura mainstream ainda não havia chegado aos hábitos dos consumidores alternativos.

Desde o punk, o xadrez é uma estampa recorrente nas roupas alternativas, mas atualmente, o padrão tem aparecido com mais frequência nas lojas alternativas estrangeiras desde inspirado nos anos 1960 (primeira imagem), indo para vestidos rodados de referência anos 50, passando pelas tradicionais mini saias, corselet, shortinho... e aí? Vocês gostam de xadrez?



26 de maio de 2013

Blusa 118 da Black Frost: Review e Look

A loja Black Frost está desde 1999 no mercado alternativo nacional e durante este período desenvolveu um ótimo padrão de qualidade. Hoje vou fazer um review da blusinha 118, só que minha é levemente diferente da do site, pois tem duas fendas laterais com amarração.



Frente e Costas: a peça tem o centro e as laterais pontudinhas (em V).




Detalhe dos recortes laterais com amarração. Na primeira foto, o recorte visto de frente e na foto seguinte, o recorte visto de costas, reparem que o último ilhós da parte das costas é numa aba que fica levantadinha.



Esse é um dos decotes mais lindos que já vi e vesti! Adoro a curva suave e discreta que termina no zíper central. O que eu gostei é que ele dá ilusão de volume pra quem tem pouco peito e valoriza quem tem bastante. No detalhe, o acabamento do decote.


Eu adorei o centro da peça com esse tipo de detalhe em matelassê na diagonal. Diz a ilusão de ótica que detalhes na diagonal afinam a silhueta.



E finalmente, uma foto do acabamento interior:




As peças da Black Frost são majoritáriamente voltada ao público Heavy Metal feminino. E o estilo da marca e de sua estilista pode ser visto refletido em todo o país em suas clientes. Sempre que vou a shows de metal vejo meninas com o look inspirado no da Alexandra (estilista e dona da BF). 
Mas eu quis fugir um pouco do "the bitch stole my look" e  optei por criar um visual mais "Glam (glamuroso) e Sofisticado" pra provar que não existe peça alternativa que não possa ir à lugares mais chiques. E também pra mostrar como uma peça estilo heavy metal pode ser usada num visual mais adulto. Ou seja, nós, rockeiras e headbangers também ficamos adultas e não precisamos abandonar nossas marcas preferidas, é só saber adaptar a peça à situação.

Os looks da Black Frost normalmente são associados à leggings. Eu troquei legging por uma mini saia reta de couro - que é muito mais minha cara, pois amo saias! Meia arrastão, sandália Lady Skull da Vivienne Westwood para Melissa e o cabelo e maquiagem inspirados na rebelde década de 1960 (vocês verão o look total em breve, na foto ao lado, apenas mostro as roupas). 
Também não quis usar muitos acessórios, somente uma tiara e pulseira de spikes de plástico porque acho que o cabelo, o make, a blusa com brilho e todos os seus detalhes, a saia de couro, a arrastão e a sandália não precisavam de mais exageros. 
Acho esta  foto do meu look essencial para que vocês tenham idéia do caimento da peça no corpo. Eu absolutamente amo o formato dos ombros, do decote e as abinhas laterais que ficam armadas no quadril, perfeitas pra usar com saias retas ou modelo lápis!
Espero que tenham gostado!

23 de maio de 2013

Convite para Evento com Lojas Alternativas: Grande Salão Mercantilista

O Picnic Vitoriano SP fará um evento com lojas alternativas. Se trata de uma feira chamada "Grande Salão Mercantilista" com produtos em estilo alternativo e revivalista e uma excelente oportunidade para se preparar ao III Picnic Vitoriano de São Paulo que será no último domingo de julho. Haverá desfile de moda, sorteios e leilão de peças.

Domingo passado, o grupo de revivalismo histórico (ao qual sou colaboradora e consultora de História da Moda), ganhou uma matéria impressa na Revista Folha e no site do Jornal Folha de São Paulo. Vocês podem ler a matéria, ver as fotos e conhecer um pouco sobre nosso trabalho no link: http://folha.com/no1279978

 
Lojas Participantes:
Josette Blanchard: a marca trabalha com reproduções de peças históricas sob medida e estará no Salão pegando encomendas e tirando as medidas dos clientes. Também venderá acessórios.

Devas: acessórios de moda alternativa (mini cartolas, casquetes, sombrinhas, luvas etc) direcionados tanto ao público de visual roriita (lolita) quanto ao Burlesco, Gótico, Steampunk etc.

Merry Go Round: Moda alternativa inspirada na moda de rua de Tokyo, Londres, Paris, livros de contos de fada e outras fofuras.

Leviathan Quinquilharias: Acessórios alternativos, gargantilhas de inspiração vitoriana, objetos de decoração.

Cherry Pie: a marca foca na feminilidade, elegância, na inspiração vintage e retrô com referências que vão do rock ao jazz e às pin-ups.

Frater Pendragon (sem site): produtos artesanais, ornamentações e customizações em moveis e acessorios para casa.


Grande Salão Mercantilista
Data: 09 de junho de 2013, domingo
Horário: a partir das 12h
Local: Madame, Rua Conselheiro Ramalho, 873, Bela Vista - São Paulo
Entrada: R$5,00


 Todas as informações: http://picnicvitoriano.blogspot.com.br/2013/04/grande-salao-mercantilista.html


21 de maio de 2013

Tendências Alternativas - Moda Masculina: Camisetas e Regatas

Camisetas são o carro chefe da moda alternativa masculina. Pode ter calça, camisa, calçado estilosos, mas nada vende e representa o estilo masculino quanto as camisetas e suas estampas.
Clique nas imagens se desejar aumentá-las.
Começando com as peças abaixo onde vemos que caveiras permanecem (sempre!), mas muda a forma de arte como elas são apresentadas. As duas primeiras camisetas tem estampas que parecem ter sido feita à mão, como ilustrações de um livro antigo. A terceira tem uma estampa que esteve muito na moda ano passado com referências à cultura mexicana do dia dos mortos em mulheres sensuais e tatuadas e as duas últimas estampas, são igualmente criativas.


Agora, apenas as camisetas brancas. Estampas que lembram ilustrações antigas,  caveiras e atrizes "retrô" tatuadas. Gatos? Estão muito em voga na moda masculina, vocês vão confirmar mais abaixo.

Deixei pro final a mais forte tendência atual na moda masculina: estampas com símbolos ocultistas, pagãos e de magia. E os gatos, olha eles aí de novo sendo as estrelas! Este tipo de estampa também está muito forte na moda feminina como vocês vão ver depois, quando eu publicar sobre as tendências femininas alternativas.



As regatas ganharam bastante espaço, como os modelos com gola e cava mais fechada ilustrados abaixo com detalhes em argolas e spikes...
 

... mas o que está na onda mesmo são as regatas longas pra usar com calça skinny. Algumas tem a forma que se alarga na barra e ficam mais soltas da cintura pra baixo. E novamente, o mesmo tipo de estampas: desenhos que parecem ilustrações feitas à mão, gatos e ocultismo.


Uma das tendências femininas também está na moda masculina: as transparências. Mas como os rapazes (ao menos os brasileiros) costumam ser mais conservadores no vestir, talvez não pegue por aqui.

Tendências Alternativas - Moda Masculina: Camisas e Traje Social

Mais um da sequência de posts sobre Tendências Alternativas na Moda Masculina em 2013.
Clique nas imagens se desejar aumentá-las.

Começando com camisas mais casuais, aquelas mais apropriadas para o lazer, ir num bar ou num show, que normalmente são peças pretas e com detalhes como ilhoses, zíperes, fivelas. A última camisa é 2 em 1, as mangas compridas são removíveis.


E agora, estas imagens abaixo vão para aqueles que se perguntam como ser alternativo num ambiente de trabalho que exige um traje mais social? 
Bem, existem lojas alternativas no exterior que já pensam nisso e as imagens abaixo são uma amostra de algumas criações que visam um ambiente mais formal. Claro que cada empresa tem seu código de vestimentas, nos casos abaixo, o foco são homens que tem atitude e não se incomodariam de serem chamados de excêntricos se bem que algumas peças, se combinadas com outras neutras se tornam detalhes discretos no look.

A primeira camisa à primeira vista parece bem básica, mas tem rebites na altura do ombro. A segunda chama a atenção pelos botões redondos dourados e ombros em um tecido que parece couro falso e a calça de veludo vinho e suspensórios dão um ar de Era Vitoriana/Steampunk ao look. A terceira foto tem as peças com o mesmo corte da segunda foto, mas muda a estampa da camisa - que no lugar da gravata tem um laço em tecido e a calça não é de veludo. A quarta camisa, usada mais informalmente com calça de brim, tem uma estampa em cores discretas e detalhes em viés preto e uma braçadeira.



Coletes:  os dois últimos modelos são em veludo - tecido tendência neste inverno. O terceiro colete tem uma mistura boa de alternativo e social com os detalhes em couro falso e spikes pretos discretos. O segundo colete, brilhoso e com botões mais rebuscados, usado com a camisa branca estampada ilustrada acima, dá um ar super exótico ao look e o primeiro colete, mais discreto, tem uma cor que combina com tudo!


Deixei estas duas camisas num quadrinho separado porque elas misturam bem o clássico com o alternativo. A primeira tem um corte super tradicional mas é de um tecido sintético brilhoso que lembra couro. Já a segunda, tem o corte clássico quebrado com detalhes em risca de giz e a ousadia fica por conta do zíper e das argolas.


E finalizando este post, separei um blazer azul (novamente o veludo!) com detalhes em couro sintético e dois fraques. O primeiro, formando um look steampunk com botões dourados e o terceiro, com um corte mais clássico e super discreto!
 

O próximo post é o último desta sequência, vou falar sobre as camisetas (e estampas do momento) que são o carro chefe de muitas marcas.

20 de maio de 2013

Tendências Alternativas - Moda Masculina Inverno: Spikes, Moletons, Jaquetas e Tricô

Apresento uma sequência de postagens sobre algumas tendências na moda alternativa. Neste post, o que é tendência no inverno da moda masculina? Separei algumas peças de frio como jaquetas, moletons e tricôs.
Clique nas imagens se desejar aumentá-las.

Spikes: não estão apenas na moda feminina mas na masculina também!  Abaixo moletons com aplicação de spikes em lugares estratégicos e jaqueta com studs discretos nos ombros.


Moletons? Essenciais pra um look alternativo casual!
As estampas grandonas estão em voga tanto na frente quanto atrás e uma trend muito forte são as estampas com símbolos ocultistas.


Mais moletons! O primeiro modelo tem estampa de zumbi. No tronco o zíper pode ser fechado e a estampa fica escondida. E o detalhe dos olhos caolhos é bem divertido. A seguir, peças com estampas mais dark e uma peça lisa com detalhes em argolas de metal e capuz bem grande a largo que eu achei que fica beeeem estiloso!


Tricô: voltaram com muito estilo: caveira com moicano, listras e zíperes!
 

E finalizando este post sobre peças masculinas alternativas de inverno: jaquetas! E bem estilosas! 
Quem disse que a moda alternativa masculina é sempre a mesma previsível? Pode demorar pra mudar e ter menos variedade de peças que na feminina, mas não falta criatividade dos designers.

Tendências Alternativas - Moda Masculina: Calçados e Calças

Apresento uma sequencia de postagens sobre algumas tendências na moda alternativa masculina. Neste post, calçados e calças.
Clique nas imagens se desejar aumentá-las.
 
Nos calçados masculinos, o creeper está bem em voga, tem muitos modelos variados e com diferentes alturas de solado. Estampa xadrez vermelha (que também está com espaço na moda feminina), xadrez vichy; modelos adornados com spikes ou simplesmente pretos... tem pra todo gosto e estilo. 


Os tênis estão com um visual mais clean e ajustado.

 
Nas calças, a moda não mudou muito, permanecem as calças skinny - algumas adornadas; calças largas ao estilo street/skate e as calças de brim que já são um clássico da moda alternativa masculina, estão bem criativas com amarrações, ilhoses e tiras.


Um pouco mais de variedade: couro sintético, xadrez, amarração lateral cruzada e logo abaixo lindas peças escuras, uma camuflada e outra com amarração até os joelhos.


 
O que eu vi de novo em algumas lojas foram as calças de montaria. São bastante estilosas e fogem do comum, mas será que os rapazes vão aderir?



14 de maio de 2013

Novos Acessórios na Loja Black Frost!

A Black Frost é uma das maiores lojas alternativas nacionais e já esteve presente em vários posts do blog, você pode ler todos clicando AQUI
Em breve a loja lançará sua nova coleção de roupas, enquanto isso não acontece, selecionei alguns acessórios incríveis que já estão disponíveis para compra no site da loja. Para ver todos os produtos disponíveis, você pode clicar no banner na leteral do blog e ir direto ao site. Chegando lá, clique em acessórios e escolha a categoria desejada para ter acesso aos detalhes e preços ;)
Clique nas imagens ou abra em nova aba para aumentá-las:

 

Presilhas de Cabelo:

 

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in